Burlas No Serviço Virtual

Como se Proteger ?
Como Profissional Criadora de Conteúdo, decidi deixar o meu testemunho com base na minha experiência, pelo que tenho vindo a observar.
O Serviço Virtual tem sido alvo nos últimos tempos de múltiplos esquemas de Burla de forma reiterada, perpetrado por Máfias e Falsas Profissionais com o objetivo de burlar o Cliente. O contrário também acontece, mas vamos por partes.
Estou no Serviço Virtual desde 2020 e já vi de tudo, o que me permite pronunciar sobre esta matéria . Todos os dias recebo queixas de Clientes, impressionante a quantidade de burlas .
Como se dá a Burla ?
Simples, o Cliente efetua o pagamento e a seguir é imediatamente Bloqueado. Fica sem o Dinheiro e sem acesso ao serviço contratado, pelo qual efetuou o Pagamento.
Este tipo de conduta está a criar um clima de insegurança e a levar os Clientes a denunciarem cada vez mais às Entidades Bancárias . Por sua vez está a criar um clima de revolta entre a Comunidade de Criadores de Conteúdo.
Saiba que pode e deve denunciar
A quem Denunciar ?
- Entidade Bancária para onde enviou o Dinheiro, exponha a situação, não sendo necessário especificar o tipo de serviço, denunciando o Nome do Titular da Conta, para onde fez a sua transferência, tenha sido por Multibanco ou Mbway, pois agora tem sempre o Nome do Titular visível uma vez que foi levantado o Sigilo . Guarde comprovativos de pagamento e Prints de conversa caso seja necessário para obtenção de prova.
- Caso necessário denunciar a outros canais como Portal da Queixa, DECO e Banco de Portugal, fazendo uma breve exposição.
As Denuncias estão a aumentar, são muitos os casos em que a Entidade Bancária reembolsou, por isso vale a pena a denuncia ao Departamento de Fraude e restantes canais à disposição.

Dicas para evitar ser burlado
- Ao contratar um Serviço, Opte por Profissionais de Referência, as Verdadeiras Profissionais já são conhecidas por todos, verifique se existem Redes Sociais associadas, Entrevistas Públicas nos Midia, Websites com dominio, Plataformas de venda de conteúdo como Onlyfans. Desconfie de ofertas promocionais e valores baixos. Verdadeiras Profissionais valorizam o seu trabalho, praticam valores superiores. Verifique se as fotos são verdadeiras, se forem de terceiros fique alerta.
- Adquira Conteúdos protegidos com Logótipos e Marcas Água das Modelos, uma garantia de que os conteúdos são de sua Autoria. Seja nos Conteúdos Personalizados ou no serviço Sexting. Vídeos feitos na altura não dão garantia de que pertençam à pessoa que os está a vender, já não seria a primeira vez que que conteúdos são comprados por falsas profissionais sem escrúpulos a outras profissionais e revendidos a Clientes . Fica o alerta .
- Nos Pagamentos verifique se existe um nome de titular visível, caso contrário não avance . Têm sido efetuadas burlas através de pagamento à Vivawallet. Situação reportada por Clientes .
- Não forneça Códigos Pessoais.
- O Serviço Webcam é quase sempre através do Whatsapp ou Telegram . Se o tentarem encaminha para plataformas que desconhece, não avance. Evite o Skype, nesta plataforma as Burlas são uma constante.
- Não perca o seu tempo a solicitar chamadas de verificação, as burlonas vão bloquear o seu número assim que fizer o Pagamento .
O que penso sobre isto?
Burla é crime e nada justifica este tipo de conduta. Repudio completamente. Já para não falar que este tipo de conduta acaba por prejudicar indiretamente o trabalho de quem trabalha honestamente e criar revolta na Comunidade Criadores de Conteúdo e de Entretenimento para Adultos.
As individuas estão na sua maioria identificadas, não é muito difícil perceber quem são, só uma questão de tempo, Vão ser todas apanhadas . As Denuncias estão a aumentar, Os Clientes estão instruídos de como proceder nesta matéria, mais atentos.
Burla por parte de Clientes
O contrário também acontece , desde comprovativos falsos, pedir dinheiro pelo Mbway em vez de enviar, dizer que efetuou o pagamento e não fez, pedir chamadas e vídeo chamadas de certificação . Tentativa descabida e sem sucesso.
No meu caso se o montante não estiver disponível em tempo útil, não há Serviço simples.
Normas que deve Considerar:
- Valorize o Trabalho da Comunidade Criadores de Conteúdos para Adultos.
- Não se trata só de tirar a roupa, vai muito para além disso. Criar conteúdo exige tempo, logística , Exposição, pagar a Fotógrafos, Aluguer de Estúdios, tudo tem o seu custo em prol de apresentação de um trabalho cuidado para venda.
- Regatear valores não é uma boa prática, está a pagar pelo nosso tempo . Se o Cliente se vai masturbar ou simplesmente ficar a assistir na web, é opção sua . Ouvir coisas como é muito caro para bater ! Simplesmente tenebroso, de baixo nível. Meu caro claramente não é elegível para aceder aos serviços.
- Não tem dinheiro para aceder a determinados serviços, simples, dirija - se a outras plataformas . Não incomode !
- O nosso trabalho é Comercial tem um preço .
- Ao contratar o Serviço, durante a chamada seja objetivo, educado, tenha atenção ao vocabulário e linguagem utilizada por vezes ofensiva e desadequada. Não esqueça que está a falar com uma Mulher, a boa educação deve prevalecer. Ser Criadora de Conteúdo não é sinónimo de vulgaridade.
- Por fim , não menos importante tenha atenção que a venda dos conteúdos não contempla os Direitos de Imagem, Punível nos termos da lei, não pode partilhar nem vender a terceiros. Decreto lei Artigo 79º.
Dicas para Criadoras de Conteúdo
De acordo com a minha experiência e forma de trabalhar aconselho a todas as Profissionais no que concerne a venda de Conteúdo protegerem as suas Fotos e Vídeos com :Marcas de Água e Logótipo, evitando assim que sejam vendidos a terceiros como sendo de quem os está a vender. Mesmo que possam partilhar pelo menos estão identificados e acaba por inibir de certa forma a venda a terceiros.
Esta situação infelizmente também é recorrente, por essa razão os meus conteúdos têm Marca Agua e logótipo.
Importa sublinhar que a venda de Conteúdo não contempla os Direitos de Imagem, Punível Termos da lei, dai a importância de proteger os mesmos . Decreto lei Artigo 79º, importante informar os Clientes aquando da venda.
Espero que este Artigo tenha contribuído de alguma forma para esclarecer Clientes e Profissionais.
Patrícia Ferrer